Plástico é fundamental e deve ser bem utilizado

O plástico é, atualmente, visto como o grande vilão do planeta. No entanto, o plástico é fundamental e essencial ao nosso dia a dia. O que é necessário é fazer uma boa utilização desse material.

Verdade seja dita, o plástico é um material muito importante para as nossas vidas, em grande parte melhora o dia a dia das pessoas. Ele se encontra presente em diversos objetos, os quais são usados por nós todos os dias.

Quando conseguimos descartar de forma correta o plástico, é possível reaproveitá-lo e, assim, não trazendo malefícios para o meio ambiente.

Desta forma, a reciclagem e o descarte correto do plástico são os pontos fulcrais, nos quais nos devemos focar, antes de pensar em deixar para trás esse material que tantas vantagens nos traz.

Reciclagem de Plástico

Tendo em conta que a maior parte dos produtos que usamos são feitos de plástico, é muito difícil imaginar a nossa vida sem ele. Como tal, a forma de minimizar o problema que o plástico causa ao ambiente é fazendo o descarte correto desse material, por meio da reciclagem.

Um dos problemas é que nem todos os plásticos podem ser reciclados. Os termoplásticos, por não sofrerem alterações em sua estrutura química durante o processo, podem ser moldados novamente, por isso podem ser reciclados, como o polipropileno, Polietileno de Baixa densidade, Polietileno de Alta Densidade, Polietilenotereftalato (PET), Policloreto de Vinila (PVC) e Poliestireno.

os plásticos termofixos, não conseguem ser remodelados, por isso não conseguem ser reciclados mecanicamente, como Poliacetato de Etileno Vinil (EVA), baquelite, Poliuretanos, poliésteres, entre outros. Embora estes não consigam ser reciclados mecanicamente, existem outros processos que permitem sua transformação.

Atualmente existe uma grande preocupação por parte das empresas na fabricação de objetos que permitam a sua reciclagem. Por isso, existe uma crescente tendência para o uso de polipropileno (PP). Poderá facilmente identificar esse objetos, pois vêm com a sigla.

O plástico ABS, acrilonitrila butadieno estireno, é também um termoplástico, por isso é reciclável. É também um dos materiais mais usados nos dias hoje para o fabrico de diversos objetos, como celulares, notebooks, brinquedos, televisores, entre outros. Ele é identificado com o número 7.

O plástico PLA tem sido um dos grandes substitutos, pois ele é biodegradável e compostável, além de ser produzido por uma fonte renovável, ao contrário dos restantes.

Como consumir de forma correta o plástico

Como pudemos ver ao longo desse artigo, o plástico pode ser muito benéfico para nós, até porque usamos plástico diariamente, em quase tudo. Sendo assim, a questão passa pelo uso correto desse material.

A reciclagem é fundamental. Todos os objetos de plástico que podem ser reciclados devem ser descartados nos locais para esse efeito. Misturar o lixo todo não permite a reutilização dos materiais recicláveis (plástico, vidro, papel). Por isso, o primeiro passo é ter recipientes para cada um desses materiais, e um para lixo indiferenciado (doméstico).

O segundo passo é o uso consciente do plástico. Sabemos que devemos diminuir o consumo de plástico. Sendo assim, reutilizar as sacolas de plástico, usar uma garrafa várias vezes, em vez de deitar fora no final, são apenas algumas ações que permitem diminuir o consumo de plástico drasticamente.

Faça um uso inteligente do plástico e comece, ainda hoje, sua reciclagem em casa! Por um mundo melhor!