Descarte correto do plástico

Num momento em que as preocupações com o ambiente são cada vez maiores, até porque os estragos feitos ao nosso planeta não podem ser negados, é importante que tenhamos consciência de como podemos, cada um de nós, ajudar a reverter um quadro que se mostra tão negro.

Hoje em dia, a reciclagem deixou de ser uma opção, passando a ser um dever, uma obrigação, de todos nós. Embora muita informação seja dada, a verdade é que muitas pessoas ainda não conseguem fazer o descarte correto do plástico.

Apesar do plástico ser visto, atualmente, como um vilão, ele é essencial em nossa vida. Por isso, este deve ser consumido responsavelmente e, claro, reciclado da forma correta.

Cada um de nós é responsável por fazer a diferença em nosso ambiente. O plástico, em particular, pode afetar negativamente os animais marinhos, assim como a qualidade da água, quando não é reciclado corretamente.

Sendo assim, como a Clarin se preocupa com o meio ambiente, iremos fornecer todas as informações para que possa fazer a reciclagem dos materiais com plástico da forma correta.

Como descartar o plástico corretamente

O descarte correto do plástico é uma obrigação pessoal. A consciência mundial está mudando, e são raras as pessoas que não se preocupam com o descarte do lixo, especialmente no que diz respeito ao plástico.

No entanto, por falta de conhecimento, esse descarte raramente é feito da forma correta. Sendo assim, nós elaboramos aqui uma lista com as formas de descarte corretas de plástico.

Casa

Para fazer a reciclagem em casa, é importante ter um recipiente para cada um dos tipos de materiais: plástico, vidro, papel, e lixo doméstico (indiferenciado). Pode parecer complicado, moroso, mas a verdade é que é bem simples e não vai demorar mais tempo do que o normal.

Além de ser benéfico para o ambiente, pode até ser uma atividade divertida para as crianças. Elas adoram, e é uma excelente forma de incentivar a que elas se tornem adultos responsáveis.

Trabalho

Mais de metade do nosso dia acordados é passado no trabalho. Sendo assim, é importante que a empresa na qual trabalhamos esteja apta para que todos os funcionários possam fazer o descarte correto do lixo.

Se a sua empresa ainda não faz a separação do lixo, é importante tomar a iniciativa e conversar com a equipe do RH para instalar pontos de reciclagem.

Além de passarmos uma grande quantidade de tempo no trabalho, nós geralmente usamos objetos descartáveis, de plástico, como copos, pratos…

Uma boa forma de reduzir o consumo de plástico é optando por deixar os objetos descartáveis para trás, dando primazia a louça, por exemplo.

Mercado

Quando for fazer compras no mercado, uma atitude responsável é reduzir o número de sacolas plásticas, reutilizando aquelas que já tem e colocar mais itens dentro de uma sacola.

Poderá reutilizar as sacolas nas próximas compras, ou pode usá-las como sacos de lixo para casa.

Materiais que não podem ser reciclados

Devemos prestar muita atenção em alguns produtos de plástico que não podem ser reciclados no Brasil, embora em outros países se consiga fazer essa reciclagem.

  • Absorventes
  • Fraldas
  • Peças de plástico de celulares, computadores e outros eletrônicos
  • Plástico do tipo celofane
  • Tomadas
  • Embalagens metalizadas de plástico
  • Espuma
  • Cabos de caneta
  • Adesivos

Como podemos ver, o descarte correto do plástico não é nada de outro mundo, e a sua participação pode fazer uma grande diferença no mundo! Comece ainda hoje e faça desse mundo, um ainda melhor!